O que você faz? Quais são as áreas que estão sob a sua responsabilidade?
O Coordenador de Qualidade é o profissional responsável pelo departamento de qualidade da empresa.
Um Coordenador de Qualidade faz a realização de auditorias da qualidade interna e externa, respondendo e monitorando as reclamações de clientes, prestando suporte técnico às áreas de produção.
Está sob as responsabilidades de um Coordenador de Qualidade planejar sistemas de inspeção e controle de qualidade, para avaliar a qualidade dos materiais e assegurar-se de que corresponde às normas e padrões técnicos de qualidade estabelecidos, participar da elaboração do plano anual das atividades relacionadas com o sistema de gestão da qualidade, coordenar o levantamento e análise dos procedimentos existentes em todas as áreas da empresa, visando a sua padronização e formalização em procedimentos escritos, para utilização por todos os níveis organizacionais, coordenar a análise dos procedimentos e formas de execução de cada tarefa, preparando listas de verificação com base nas recomendações das normas ISO-9000 e ANVISA, visando identificar os métodos de auditoria para esses procedimentos, coordenar e executar os programas de auditoria interna nos sistemas e procedimentos relacionados com a qualidade, atuando como agente de mudanças de comportamentos de pessoas e grupos, fazer o follow-up das recomendações feitas às áreas auditadas para verificar a sua programação ou as ações corretivas adotadas, pesquisar entidades e prestadores de serviço de treinamento, selecionar programas e cursos disponíveis, bem como indicar funcionários para participar desses treinamentos internos ou externos, definir e implantar um sistema de ação corretiva nos casos de desvios dos procedimentos ou quando for identificada uma necessidade de modificação em algum procedimento, divulgar a política da qualidade da empresa, através da preparação e distribuição de material sobre o assunto, organização de cursos e palestras, criação de prêmios, programas especiais de divulgação, visando a conscientização e envolvimento de todas as áreas da empresa em relação à qualidade. Identificar deficiências em processos, sistemas e tarefas, promovendo a conscientização das pessoas e setores diretamente envolvidos, visando o seu engajamento na busca de soluções e programação das ações corretivas. Supervisionar e executar programas de controle de qualidade de produtos, estabelecendo, orientando e averiguando os processos, a fim de assegurar o padrão de qualidade determinado para a produção.
Para que o profissional tenha um bom desempenho como Coordenador de Qualidade além da graduação é essencial que possua conhecimento das normas de qualidade ISSO e cursos de especialização na área de sistema de qualidade
Com que áreas se relaciona, dentro de uma empresa?
O Coordenador de Qualidade por ser o profissional responsável pelo departamento de qualidade da empresa se relaciona com toda área de Qualidade.
Cargos Relacionados
Formações Relacionadas
- Graduação em Graduação em Gestão de Qualidade
- Sistema Qualidade